Professores ligados na tecnologia

Professores do Inayá aproveitam a tecnologia disponível para elaborar suas aulas.
A SAI do Inayá receberá hoje a turma 602, acompanhados da professora Elienai (foto) para conhecer e construir um meio de comunicação muito usado nos dias de hoje: o blog.
Em breve, fotos da atividade e link do blog criado pelos alunos.


Dia do Desafio




O Dia do Desafio tem como único objetivo estimular as pessoas a praticarem 15 minutos consecutivos de atividade física, na condição de melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Surgiu no ano de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que, às 15h, quando começava anoitecer as pessoas apagassem as luzes e caminhassem 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de energia economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas que participaram da caminhada.

No Brasil, o Dia do Desafio é realizado desde 1995 e coordenado no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, desde 1998.

Este ano o Dia do Desafio acontecerá dia 26/05/2010.

E ai, já tirou o tênis do armário e se preparou para uma atividade física? Você só tem a ganhar.

HORA DO PLANETA


No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta.

Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!
Existem diversas formas de participação. A primeira delas é se cadastrar.Acesse o site
www.horadoplaneta.org.br e informe os dados necessários. É bem rápido. O cadastro dos participantes é a principal maneira que temos de avaliar quantas pessoas apagaram as luzes. Os participantes brasileiros serão somados com os de outros países, formando uma grande corrente pelo futuro do planeta. Os nomes das empresas cadastradas vão aparecer na página Quem Já aderiu.

O próximo passo é espalhar a mensagem da Hora do Planeta para o maior número possível de pessoas. Convide familiares, amigos, colegas e membros da sua comunidade para participarem também.Se você utiliza as mídias sociais, como Orkut, Twitter, Youtube e Facebook, use essas ferramentas para falar com os seus amigos. Publique as notícias sobre a Hora do Planeta produzidas pelo WWF-Brasil.

Dê o link para vídeos e fotos sobre o movimento postados na internet.Saiba o que acontece no mundo inteiro na Hora do Planeta. Acesse www.earthhour.org.

bonitas do orkut

RecadosOnline - Designers exclusivos para os recados de Dia da Mulher!

gifs e imagens

RecadosOnline - Mensagens de Dia da Mulher?

Dia Internacional da Mulher

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca
, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos
Estados Unidos.
1859 - surge na
Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
1865 - na
Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de
Medicina.
1874 - criada no
Japão a primeira escola normal para moças
1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Nasce o blog Inayá Inclusiva

A partir de 1° de Março, a Escola Municipal Inayá Moraes d'Couto conta com mais uma ferramenta: O blog Inayá Inclusiva. Este blog será usado para compartilhar as experiências da sala de recursos e esperamos que vocês gostem.

inayainclusiva.blogspot.com

Diversidade




Um é feioso, outro é bonito,
um é certinho , outro esquisito,
um é magrelo, outro é gordinho,
um é castanho, outro é ruivinho,
um é tranqüilo, outro é nervoso,
um é birrento, outro é dengoso,
um é ligeiro, outro é mais lento,
um é branquelo, outro é sardento,
um, preguiçoso, outro, animado,
um é falante, outro é calado,
um é molenga, outro é forçudo,
um é gaiato,outro é sisudo,
um é moroso, outro é esperto,
um é fechado, outro é aberto
um carrancudo, outro, tristonho,
um divertido, outro, enfadonho.


Um é enfezado, outro é pacato.
Um é birrento, Outro é cordato.
De pele clara, De pele escura.
Um, fala branda . O outro, dura.


Olho redondo, Olho puxado,
Nariz pontudo, Ou arrebitado.
Cabelo crespo. Cabelo liso.
Dente de leite. Dente de siso.


Um é menino. Outro é menina(pode ser grande ou pequenino).
Um é bem jovem. Outro , de idade.
Nada é defeito, nem qualidade.


Tudo é humano,
Bem diferente,
Assim, assado.
Todos são gente.


Cada um na sua, e não faz mal.
Di-ver-si-da-de


Tatiana Belinky



Um poema lindo, que fala sobre a diversidade, algo muito comum em nossas salas de aulas.

8 maneiras de mudar o mundo


Em 2000 a ONU, depois de uma analize nos problemas mundiais, estabeleceu a lista dos 8 objetivos do milênio para um mundo melhor. E esses objetivos são:

1- Acabar com a fome e a miséria

Um bilhão e duzentos milhões de pessoas sobrevivem com menos do que o equivalente a $ 1 PPC* ao dia.

2- Educação basica de qualidade para todos

Há 113 milhões de crianças fora da escola em todo o mundo. A Índia é um exemplo de que é possível diminuir o problema: o país se comprometeu a ter 95% das crianças freqüentando a escola já em 2005.

3- Igualdade entre sexos e valorização da mulher

Dois terços dos analfabetos do mundo são do sexo feminino e 80% dos refugiados são mulheres e crianças.

4- Reduzir a mortalidade infantil

Todos os anos, 11 milhões de bebês morrem de causas diversas. No entanto, o número vem caindo desde 1980, quando as mortes somavam 15 milhões.

5- Melhorar a saude das gestantes

Nos países em desenvolvimento, as carências em saúde reprodutiva fazem que a cada 48 partos uma mãe morra. A presença de pessoal qualificado na hora do parto será o reflexo do desenvolvimento de sistemas integrados de saúde pública.

6- Combater a malária, a AIDS e outras doenças

Em grandes regiões do mundo, epidemias vêm destruindo gerações e cerceando possibilidades de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, a experiência de países como o Brasil, Senegal, Tailândia e Uganda mostram que é possível deter a expansão do HIV.

7- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

Um bilhão de pessoas ainda não têm acesso a água potável. Durante os anos 90, quase o mesmo número de pessoas ganharam acesso à água e ao saneamento básico. Os indicadores identificados para essa meta demonstram a adoção de atitudes sérias na esfera pública.

8- Todo mundo trabalhando pelo meio ambiente

Muitos países pobres gastam mais com os juros de suas dívidas do que para superar seus problemas sociais. Já se abrem perspectivas, no entanto, para a redução da dívida externa de muitos Países Pobres Muito Endividados (PPME).

Os objetivos levantados para atingir essa meta levam em conta uma série de fatores estruturais que limitam o potencial para o desenvolvimento - em qualquer sentido que seja - da maioria dos países do sul do planeta.Estas metas foram aprovadas por 191 países da ONU, em Nova Iorque, na maior reunião de dirigentes mundiais de todos os tempos. Estiveram presentes 124 Chefes de Estado e de Governo.

Todos estes países, inclusive o Brasil, se comprometeram a cumprir os 8 objetivos até 2015.

O cotinente africano recebeu, durante as reuniões da ONU, atenção especial por ser o continente onde são mais graves todos os problemas discutidos.
No Brasil, vemos poucas movimentações sobre o assunto. A maioria da população desconhece esse tratado.
Fonte: DNA - Docentes Naturalmente Antenados - amandanpinheiro.blogspot.com


Se a escola fosse uma orquestra...

Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?
A orquestra está desafinada.
E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?
E os ouvintes, por que não gritam?
Estão mudos?
Não; não sabem gritar.
Gritam , às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.
E você? Também é músico nesta orquestra?
A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.
Não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!

O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música. Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.

BOM RETORNO!!!