Em 2000 a ONU, depois de uma analize nos problemas mundiais, estabeleceu a lista dos 8 objetivos do milênio para um mundo melhor. E esses objetivos são:
1- Acabar com a fome e a miséria
Um bilhão e duzentos milhões de pessoas sobrevivem com menos do que o equivalente a $ 1 PPC* ao dia.
2- Educação basica de qualidade para todos
Há 113 milhões de crianças fora da escola em todo o mundo. A Índia é um exemplo de que é possível diminuir o problema: o país se comprometeu a ter 95% das crianças freqüentando a escola já em 2005.
3- Igualdade entre sexos e valorização da mulher
Dois terços dos analfabetos do mundo são do sexo feminino e 80% dos refugiados são mulheres e crianças.
4- Reduzir a mortalidade infantil
Todos os anos, 11 milhões de bebês morrem de causas diversas. No entanto, o número vem caindo desde 1980, quando as mortes somavam 15 milhões.
5- Melhorar a saude das gestantes
Nos países em desenvolvimento, as carências em saúde reprodutiva fazem que a cada 48 partos uma mãe morra. A presença de pessoal qualificado na hora do parto será o reflexo do desenvolvimento de sistemas integrados de saúde pública.
6- Combater a malária, a AIDS e outras doenças
Em grandes regiões do mundo, epidemias vêm destruindo gerações e cerceando possibilidades de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, a experiência de países como o Brasil, Senegal, Tailândia e Uganda mostram que é possível deter a expansão do HIV.
7- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Um bilhão de pessoas ainda não têm acesso a água potável. Durante os anos 90, quase o mesmo número de pessoas ganharam acesso à água e ao saneamento básico. Os indicadores identificados para essa meta demonstram a adoção de atitudes sérias na esfera pública.
8- Todo mundo trabalhando pelo meio ambiente
Muitos países pobres gastam mais com os juros de suas dívidas do que para superar seus problemas sociais. Já se abrem perspectivas, no entanto, para a redução da dívida externa de muitos Países Pobres Muito Endividados (PPME).
Os objetivos levantados para atingir essa meta levam em conta uma série de fatores estruturais que limitam o potencial para o desenvolvimento - em qualquer sentido que seja - da maioria dos países do sul do planeta.Estas metas foram aprovadas por 191 países da ONU, em Nova Iorque, na maior reunião de dirigentes mundiais de todos os tempos. Estiveram presentes 124 Chefes de Estado e de Governo.
Todos estes países, inclusive o Brasil, se comprometeram a cumprir os 8 objetivos até 2015.
O cotinente africano recebeu, durante as reuniões da ONU, atenção especial por ser o continente onde são mais graves todos os problemas discutidos.
No Brasil, vemos poucas movimentações sobre o assunto. A maioria da população desconhece esse tratado.
Fonte: DNA - Docentes Naturalmente Antenados - amandanpinheiro.blogspot.com
0 comentários:
Postar um comentário